domingo, 11 de julho de 2010

Refletindo sobre o texto "Arquiteturas Pedagógicas no PEAD"

As autoras colocam como ideia para a educação o uso de arquiteturas pedagógicas, como “suportes” para aprendizagens baseadas no sujeito, no seu conhecimento e com base no seu contato com a “abordagem pedagógica, software, internet, inteligência artificial, educação a distância, concepção de tempo e espaço” (Nevado, Carvalho e Menezes), e a partir disto mostram como esta ocorrendo a sua utilização no PEAD.

A arquiteturas pedagógicas, modificam a aprendizagem da concepção de somente um espaço que tínhamos, a sala de aula, pois ao interagir com diversos objetos, os sujeitos da aprendizagem, a constroem a partir de uma escolha da forma que melhor se dá para cada um e em espaços e tempos diversos e o PEAD, na minha opinião tem sido o espaço de uma nova construção na área de formação em graduação de pedagogia.

Interação é a palavra que considero como centro para o desenvolvimento da aprendizagem, já que como é citado é o sujeito que ira determinar que direção tomar e criando uma determinação de tempo sua, alem de que as próprias autoras acima citadas salientam que é possível desenvolve-la individualmente ou coletivamente, sendo que as duas formas se fazem necessárias.

As autoras apresentam a interdisciplina de artes visuas, a de seminário integrador e a formação de tutoras como exemplos da utilização no PEAD de arquiteturas, mostrando com isto que elas tem“ permitido avançar na proposição de uma metodologia inovadora para a introdução das tecnologias da comunicação e informação no cotidiano escolar.”
Fonte: Nevado,Rosane Aragón de,Carvalho,Marie Jane Soares ,Menezes Crediné Silva de
"Arquiteturas Pedagógicas no PEAD"

Um comentário:

Unknown disse...

Em sua reflexão encontramos a possibilidade de inovações dentro de uma educação interacionista.