terça-feira, 11 de agosto de 2009

educação especial



EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Vivemos num constante movimento na educação, mesmo que em passos lentos.Um destes casos é a discussão da educação inclusiva. Foi necessário que a Lei de Diretrizes e Bases- 9394/96 trouxesse as questões sobre Educação Especial para que novas possibilidades fossem discutidas na nossa sociedade.
Mas uma das minhas colocações, que não sao de agora e nem somente para este tema , é que não adianta leis se politicas publicas não são criadas e se realmente o debate da educação não ocorre no seu interior, com aqueles que fazem a educação e nos espaços escolares.
Sobre a educação de pessoas com necessiades educacionais especiais, o que mais ouvimos falar é de que os professores não se sentem preparados para isto.Me questiono, como não?
Sabe o que mais é necessário na minha opinião?Disposição!
Nós educadores precisamos nos dispor!

2 comentários:

Márcia Caetano disse...

Olá Andréia,

Fazer a inclusão é uma tarefa necessária, sabemos que só a existência de uma lei não garante a inclusão na eduação e nem tão pouco na sociedade. Mas eu gostaria de saber de ti Andréia, a afirmação: "Nós educadores precisamos nos dispor!" Como o os professores podem se 'dispor' para fazer a inclusão acontecer.

Com carinho um abraço
Márcia Caetano
Tutora

Andréia Nunes disse...

Marcia penso que se dispor é os educadores e educadoras compreenderem que a educação é o espaço de discussão e de ação para com a inclusão.E quando coloco desta forma, há uma afirmação da minha vivencia de que os educadores ainda não se dispoe a discutir a inclusão, e por que não dizer inclusive a aceita-la.