segunda-feira, 10 de agosto de 2009

FILOSOFIA



Com base na leitura dos textos Sobre a Pedagogia (Introdução), de Kant






e Educação após Auschwitz, de Adorno analisei as seguintes questões para a interdisciplina de filosofia:
a) em cada um dos textos a relação entre os conceitos: disciplina e liberdade; educação e civilização;
b) a relação entre os conceitos acima mencionados é semelhante e/ou diferente em ambos os textos.
Esta foi das atividades que talvez mais tenha mexido comigo, mais como pessoa do que como educadora, pois ler sobre Auschwitz faz com que me lembre da maldade que é possivel ser realizada por seres humanos.
Ler os textos de Kant e Adorno me remeteram muito a questionamentos que permeiam meus pensamentos, principalmente no que se refere a crença na educação como possibilidade de mudança.
E além de ter procurado contemplar a atividade retornei a assistir um dos filmes que gosto muito, que é A LISTA DE SCHINDLER, junto com minha filha para que ela também compreenda o que ocorreu, além de vermos alguns videos do holocausto na internet.
Mudar a humanidade através da educação!!!COmo nunca pensamos nisso?Como as politicas não se direcionam para este objetivo?Como, com tanto recurso para a educação ela ainda está sucateada?Sei que são ironias minhas perguntas,mas é que penso;
O QUE VAI SER NECESSÁRIO OCORRER PARA QUE HAJA A MUDANÇA?

Nenhum comentário: