segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ANALISANDO APRENDIZAGENS

ANALISANDO APRENDIZAGENS
EM PSICOLOGIA TIVEMOS A PROPOSTA DE REFLETIR SOBRE NOSSAS CERTEZAS ANTERIORES AO CURSO DO PEAD RESPONDENDO ÀS QUESTÕES:
  • O QUE É, PARA VOCÊ, O CONHECIMENTO?
  • PARA VOCÊ, COMO OCORRE A APRENDIZAGEM?
  • CONSIDERANDO SUAS RESPOSTAS ANTERIORES, COMO DEVERIA SER, NA SUA OPINIÃO, O ENSINO NA ESCOLA?

PARA REFLETIR MELHOR SOBRE ESTAS QUESTÕES REALIZEI A LEITURA DO TEXTO "MODELOS PEDAGÓGICOS E MODELOS EPISTEMOLÓGICOS" DO PROF. FERNANDO BECKER

ESTA ATIVIDADE ME FEZ COMPREENDER QUE NÃO MUDARIA AS RESPOSTAS QUE FORAM POR MIM DADAS, POIS REALMENTE ACREDITO QUE SEJA NA RELAÇÃO DE “REFLETIR E AGIR SOBRE” QUE OCORRE A APRENDIZAGEM.

NESTE MOMENTO O QUE MAIS ME CHAMA A ATENÇÃO É DE QUE ESTE CONHECIMENTO EU FUI CONSTRUINDO COM O TEMPO E NÃO ATRAVÉS DA MINHA FORMAÇÃO NO MAGISTÉRIO, AO CONTRARIO O QUE ME FOI COLOCADO FOI DE QUE “NUNCA CHEGUE NA AULA MOSTRANDO OS DENTES,OS ALUNOS TEM QUE SABER QUE É VOCÊS QUE MANDAM’ ESSA FOI UMA FRASE CELEBRE DA MINHA PROFESSORA DE DIDÁTICA GERAL.ISSO MOSTRA QUE VAMOS CRIANDO NOSSAS CONCEPÇÕES FRENTE AOS CONHECIMENTOS QUE VAMOS ADQUIRINDO E FRENTE AO MODELOS QUE VAMOS QUESTIONANDO.

NÃO POSSO TAMBÉM QUERER QUE OS EDUCANDOS CRIEM UMA CONSCIÊNCIA DE QUE ELES PODEM MUDAR O MUNDO SE EU NADA FAÇO PARA ISSO, SERIA DISCURSO VAZIO, PRECISO TAMBÉM FAZER MINHA PARTE. ENTÃO A PARTIR DO MOMENTO QUE QUESTIONO A ESTRUTURA QUE A ESCOLA TEM, CONSTRUÍDA NESTES ANOS DE OPRESSÃO, PRECISO ME POSICIONAR FRENTE A ISTO. O MODELO DE QUE ENCONTRAMOS NO TEXTO DE PROFESSORES QUE REALIZAM UM DEBATE NO NÍVEL MACRO E DEPOIS NO MICRO REPRODUZEM AÇÕES DE OPRESSÃO É MUITO FREQÜENTE, SINTO-ME RODEADA POR ELE, MAS AI TAMBÉM ESTA A PEDAGOGIA RELACIONAL, É TAMBÉM MINHA TAREFA CONTRIBUIR PARA QUE ESTES COLEGAS PERCEBAM ESTE “FAZER” E É POR ISSO QUE ACABEI DIRECIONANDO MEU FAZER PARA ALÉM DA SALA DE AULA.

Nenhum comentário: