quinta-feira, 15 de outubro de 2009

APRENDIZAGENS EM LIBRAS





SOBRE A SURDEZ...


Na interdisciplina de LIBRAS iniciamos os estudos sobre as pessoas surdas e o que mais me chamou a atenção foi encontrar ao visitar alguns sites que falavam sobre a surdez, a definição para pessoas surdas como “àquela que é portadora de surdez e que possui uma identidade, uma cultura, uma história e uma língua”.
Assisti ao filme "Meu nome é Jonas" proposto pela interdisciplina e não percebi uma mudança significativa ao que ocorreu com ele há 30 anos atras.
Ainda percebemos a grande dificuldade que é lidar com o diferente, mas se eu digo que eles possuem uma cultura, uma identidade, uma história e uma lingua, me questiono o porquê de não perceber as mudanças que ocorreram no decorrer destes anos.
Primeiramente porque a escola ainda é uma instituição que vem tentando quebrar seus muros,vem tentando desfazer paradigmas, mas não tão rapido quanto seria necessário.
E também porque a sociedade ainda reluta em aceitar o que não é padrão, e por isso o debate tão assiduo da questão da inclusão que é oferecer espaços, é acolher, é criar condições iguais de êxito para os desiguais, os diferentes.


Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Oi Andréia,
Gostei de sua reflexão, realmente não é facil fazer um trabalho de integração e inclusão na sociedade. Ao estudar sobre LIBRAS vocês, alunas/professoras do curso PEAD, estão tendo a oportunidade de aprofundar um pouco mais seus conhecimentos sobre essa outra maneira de viver. Ser surdo não é uma escolha, assim como não escolhemos o lar que nasceremos e nem a família, por isso o que falta para a sociedade é saber olhar e amar o próximo, para tentar entender as dificuldades que alguém ao lado possa ter. Existe um aexigência de sabermos conviver com a diversidade, eu acrescentaria a exigência de sabermos viver com a diversidade, trabalhando para atender as necessidades e diminuir as dificuldades entre todos nós, que somos diferentes uns dos outros.
Bjokas