sexta-feira, 16 de outubro de 2009

EJA

Educação de Jovens e Adultos significa garantir oportunidades àqueles que na idade mais adequada não tiveram acesso ou êxito nos espaços escolares. Historicamente, a escola funciona para aqueles que possuem uma maior predisposição para aprender.,os outros vão acumulando fracassos, obtendo rótulos.A escola possui uma função social, pois a aprendizagem só ocorre em meio a relações, e são essas relações que temos que contemplar.Relação da escola com a comunidade, bem como contemplar o aluno como um todo no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a reinvenção da prática de escola, principalmente com a Educação de Jovens e Adultos, com principio nos saberes anteriores destes sujeitos faz com que ocorra uma troca entre diferentes saberes. É do entrelaçamento promovido no diálogo do saber popular com os outros saberes que podemos chegar a um terceiro saber, como a afirmação de fato da cidadania.

3 comentários:

Patricia Grasel disse...

Oi Andréia,

Legal sua postagem você descreve o que entende por EJA e o que tem aprendido. Parabéns.
Quando você fala da reinvenção da prática de escola referente a educação de jovens e adultos logo lembro-me das características muito particulares da andragogia, presente na história de vida de cada aluno de EJA que traz um bagagem de experiência. Penso que a interdisciplina de EJA certamente contribuirá para vocês, alunas/professoras do curso PEAD, possam estar atentas as necessidades desse público de estudantes adultos.
Bjos

Luciane Machado disse...

Andréia , as duas postagens sobre o parecer CEB 11/2000,muito boas.Poderias em outro momento ressaltar a que a Eja se propões, fazendo relãção as leituras de Girous que fala sobre a leitura crítica do mundo.Bjs.

Leonardo Porto disse...

Oi Andréia,

eu lhe parabenizo pelas postagens e pelo seu empenho neste semestre!
Eu só gostaria que você lê-se as instruções para as postagens neste blog que estão na página dos blog e que transcrevo aqui:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.

2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.

3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.

4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.

5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?

6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;

7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.

Leonardo.