quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Educação de Jovens e Adultos

Este semestre uma das interdisciplinas do Pead versa sobre a Educação De Jovens e Adultos(EJA), e como leitura inicial tivemos o parecer 11/ 2000 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que trata sobre as diretizes Curriculares.
Para uma melhor orientação para com as diretizes o parecer apresenta também uma base historica da alfabetização e da propria EJA no país.
Sabe-se que ainda é um numero muito elevado de pessoas que não tiveram acesso a escola no periodo que aqui vou denominar como "adequado", mas a maior dificuldade ainda está em conseguir com que este jovem ou adulto que retornou a escola, lá permaneça até a conclusão. Ainda estou fazendo algumas leituras complementares,materiais que uma colega da EJA tem me enviado e tenho percebido que por mais que cada um traga dados ainda parece ser insuficiente os estudos sobre a permanencia dos adultos nas classes de alfabetização.Pontos que surgem são a caracterização destes educandos e da propria diretrizes da EJA, propostas pedagógicas, atendimentos...
Então, o questionamento após a leitura destes materiais é:
A pratica na EJA está fundamentada, compreendida, através da totalidade?
Quem atua com a EJA respeita(compreende) as condições de vida e meio social destes educandos?
A proposta que se apresenta vem de uma forma embasada no parecer?(Aqui falo diretamente de São Leopoldo)
Quais ações, politicas, estão sendo tomadas contra a evasão deste educando?
Bom, espero até o final deste semstre ter conseguido responder a estes questionamentos.

Um comentário:

Leonardo Porto disse...

Oi Andrea,

apesar da sua postagens não seguir as orientaç~eos gerais sobre as postagens no blog, ela aponta para postagens ulteriores que irão retomar as perguntas feitas por você, então ela é valida.
Leonardo.