domingo, 30 de novembro de 2008

Gestão Democrática e Participativa

A gestão democrática é uma luta que necessita de engajamento dos profissionais da educação sejam eles professores ou funcionários das escolas, é preciso que a comunidade esteja junto e que se construam movimentos no entorno da instituição para que a população esteja presente na luta, além é claro da participação e formação dos educandos para que todos juntos, encorajados em seus ideais pressionem e assegurem a democratização das escolas na forma da lei e que ela seja defendida e garantida no movimento social dos atores que a conquistaram.
A partir dessa conquista e que o trabalho de gestão democrática inicia e ele perpassa por um ensino público de qualidade para todos. E ele só será de qualidade se for para todos, se todos os indivíduos tiverem acesso e sendo para todos ele será democrática.
Entretanto, não basta que todos estejam na escola é preciso que todos aprendam, e quando digo todos, refiro-me a quem está nos bancos escolares e quem está no púlpito a frente do quadro negro e também atrás da mesa na direç o ou com a vassoura na m o ou fazendo a merenda e abrindo o port o, todos reconstruindo saberes e descobrindo que a participaç o de toda a comunidade faz a diferença positivamente.
Para isso devemos discutir com a comunidade a organizaç o do currículo que seja mais significativo para a formaç o de nossos cidad os e que a avaliaç o desse criança n o seja a única avaliaç o que ocorra, que sejamos todos avaliados. O professor, a direç o, a participaç o dos pais, n o como uma forma de puniç o, mas como uma busca incessante pela melhor qualidade e que todas as aç es nessa gest o, sejam realmente democráticas.
É preciso debater e discutir o PPP, ele deve ser o plano que toda a comunidade tem como estratégia política para que as aç es pedagógicas sejam a realizaç o daquilo que todos sonhamos como a educaç o ideal, e quando chegarmos na definiç o do regimento escolar ele tenha a voz e a m o de cada pai, m e, funcionário, professor e aluno que vive o dia a dia da escola, que n o seja uma gest o democrática onde os instrumentos de aç o sejam outorgados por uma elite pedagógica.
E por fim que a democracia seja vivenciada na rua, na praça, em cima do caminh o, nas passeatas, nas reivindicaç es em frente s fábricas ou pedindo calçamento e também denro da escola, pois n o há diferença entre sociedade e escola, é ali, no banco escolar que aprendemos a democracia, a participaç o, se nos negarem a democracia, nos tornaremos submissos e aceitaremos a opress o como regra da sociedade, e a opress o n o é civilizatória ela nos remete s leis da brutaliade e isso n o cabe em nossos dias. A gest o democrática é uma conquista eternizada pela boa luta, pelo bom debate, ora vencido, ora vencedor, mas com a certeza de que a maior conquista é a participaç o efetiva nas decis es da vida de todos nós.

Um comentário:

Cris Lemos disse...

Olá Andréia!
Seu discurso sobre a
vivência democrática é contagiante!
É preciso construir sólida e coletivamente esta vivência em todos as esferas e esta construção precisa partir de uma opção individual pelo que é coletivo, de uma consciência que se constitui democrática e que respeita a participação de todos!
Um abraço, Cris Lemos - tutora SL