terça-feira, 1 de julho de 2008

Politicas públicas e a Educação Infantil

Este semestre estive um pouco distante do Pead, mas trabalhando bastante pela questão da Educação Infantil.
E isto está dentro do que me propus dentro do meu Plano Individual de Estudos.
Participando da Coordenação do Fórum Permanente de Educação Infantil – FORPEI, consegui unir as duas atividades.
Em maio trouxemos a São Leopoldo Rosa Maria Pinheiro Mosna,
Presidenta do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre e Coordenadora da regional GRAMPAL.
Desta forma foi possível acompanhar os avanços da história da Educação Infantil no Brasil, dentro da temática da construção de políticas públicas, a partir das discussões que ocorreram na Conferência Nacional da Educação Básica, realizada em Brasília de 14 a 18 de abril.
Acreditando que os educadores e as educadoras devam se apropriar dos debates que envolveram os temas: desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação; a democratização da gestão e a qualidade social da educação; a construção de um regime de colaboração entre os sistemas de ensino; a inclusão e a diversidade na educação básica; e a formação e a valorização profissional e a minha proposta de construção de conhecimento este encontro contribuiu muito para este objetivo.
Além do mais Rosa Mosna tem sido uma parceira na minha cidade referente à criação do Sistema de Ensino, há tão pouco tempo implementado.
Estamos vivendo um momento histórico, onde se abrem novas perspectivas para a Educação Infantil, como sua inclusão no Fundeb e a criação do Pró-infância, além de muitos outros debates ocorrendo nacionalmente e tendo seus reflexos na região.

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Bom! O que posso dizer deste engajamento todo da sua parte? Apenas parabenizá-la pelas conquistas feitas :-)
Mas não esqueça que para ter uma boa formação universitária temos que ter muita força de vontade e engajamento também. Tanto quanto você tem pelas questões da Educação Infantil.
Um abração,
Fabi