sábado, 29 de março de 2008

Atividades de Classificação e Seriação na Educação Infantil

Esta semana pensando sobre a construção dos conhecimentos diante das discussões e atividades do PEAD decidi apresentar a atividade que realizei em matemática sobre classificação e seriação.
A aprendizagem na Educação Infantil ocorre em momentos coletivos em que todas as crianças participam de uma mesma vivência, momentos de trabalhos diversificados, realizados em pequenos grupos,individualizados e também nas situaçõe cotidianas.Esta é a grande importancia desta atividade,pois é possivel demonstrar o quanto a vivencia das coisas simples do dia-a-dia estão repletas de aprendizagens.


Atividades de Classificação e Seriação na Educação Infantil

As crianças, e em especial na idade da Educação Infantil pensam o mundo de um jeito muito próprio e nós educadoras e educadores precisamos ter em mente antes de qualquer intervenção este saber.Elas descobrem e percebem o mundo através de suas brincadeiras,por isso venho trazendo a importância do lúdico para a aquisição e desenvolvimento do conhecimento.
Trabalhar a matemática e seus conceitos ocorre no dia a dia e nos diferentes momentos da rotina.

Exemplos do trabalho com classificação e seriação que realizo:

Gênero masculino e feminino: quanto à presença, número na turma, na escola, no balanço na hora do pátio...
Cor de roupa, de mochila, de utilização no desenho...
Separação dos brinquedos, caixa dos carrinhos, das bonecas, das fantasias, dos jogos...
Ordem das canecas dentro da bandeja de agua, das xícaras na hora do café....
Sequencia de peças com os blocos lógicos, com os jogos de encaixe, com as fichas de desenhos...
Sequencia com sucatas:tampas de diferentes formatos e cores, garrafas PET com diferentes materiais, potes

2 comentários:

Cris Lemos disse...

Andréia!
Através destas atividades simples, se bem exploradas, é possível promover a construção dos conceitos pelas crianças, desde muito cedo. Cabe ao professor ter esta percepção e aproveitar estes momentos para desenvolver habilidades e conhecimentos através de atividades lúdicas e interessantes. Destaco seu comentário: "Trabalhar a matemática e seus conceitos ocorre no dia a dia e nos diferentes momentos da rotina".
Um abraço, Cris Lemos

Luciane Mota disse...

Olá Andréia, trabalhar a matemática na educação infantil é essencial, pois os números fazem parte da vida, mesmo antes de nascermos, sendo que classificamos e seriamos a todo momento!Beijos