Junto da chegada deste século XXI veio um dos maiores desafios na area educacional, o debate sobre o curriculo escolar.
Um curriculo que vai para além dos conteudos, além da estrutura escolar, mas vai sim em direção das relações sociais e da possibilidade de avanço na formação de sujeitos para e com o novo século, para um novo mundo.
Como é de perceber, para quem visita meu blog, que eu estou buscando a formação academica a partir da proposta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS em ensino a distancia- EAD, algo que tem se tornado focos de debate na educação superior, alguns favoraveis e muitos contrarios, pois ainda há o que podemos chamar de pré-conceito para a formação nesta modalidade.
Se no ensino superior ainda há este pré-conceito, o que podemos dizer da Educação Básica?
Costa e Magdalena no texto Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0 apresentam as dificuldades e superações frente a este debate na formação de professores, utilizar ambientes virtuais para criar aprendizagem não é tarefa fácil, tarefa que requer primeiramente que a concepção de que educação se dá somente dentro da escola seja suprimida.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Internet em 2010
Muitas são as lembranças do meu tempo de criança, algumas brincadeiras na rua de casa, nas ruas proximas, como pega-pega, esconde-esconde, ouvir vinil ( o famoso disco), fita cassete e ir na locadora alugar uma fita de vídeo.
São lembranças da minha infancia e hoje quando falamos sobre a tecnologia dos 3 em 1, rádio, disco e fita daquele tempo as crianças nem conhecem.
Meus educandos e educandas da Educação Infantil são a geração web, a geração blue ray...dominam o uso do computador de uma forma que me deixa espantada.
Com tudo isto, o que nós educadoras estamos fazendo que não nos utilizamos destas ferramentas para ampliar o processo ensino-aprendizagem?
São lembranças da minha infancia e hoje quando falamos sobre a tecnologia dos 3 em 1, rádio, disco e fita daquele tempo as crianças nem conhecem.
Meus educandos e educandas da Educação Infantil são a geração web, a geração blue ray...dominam o uso do computador de uma forma que me deixa espantada.
Com tudo isto, o que nós educadoras estamos fazendo que não nos utilizamos destas ferramentas para ampliar o processo ensino-aprendizagem?
Assinar:
Postagens (Atom)