quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ambientes virtuais de aprendizagem

Junto da chegada deste século XXI veio um dos maiores desafios na area educacional, o debate sobre o curriculo escolar.
Um curriculo que vai para além dos conteudos, além da estrutura escolar, mas vai sim em direção das relações sociais e da possibilidade de avanço na formação de sujeitos para e com o novo século, para um novo mundo.
Como é de perceber, para quem visita meu blog, que eu estou buscando a formação academica a partir da proposta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS em ensino a distancia- EAD, algo que tem se tornado focos de debate na educação superior, alguns favoraveis e muitos contrarios, pois ainda há o que podemos chamar de pré-conceito para a formação nesta modalidade.
Se no ensino superior ainda há este pré-conceito, o que podemos dizer da Educação Básica?
Costa e Magdalena no texto Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0 apresentam as dificuldades e superações frente a este debate na formação de professores, utilizar ambientes virtuais para criar aprendizagem não é tarefa fácil, tarefa que requer primeiramente que a concepção de que educação se dá somente dentro da escola seja suprimida.

Internet em 2010

Muitas são as lembranças do meu tempo de criança, algumas brincadeiras na rua de casa, nas ruas proximas, como pega-pega, esconde-esconde, ouvir vinil ( o famoso disco), fita cassete e ir na locadora alugar uma fita de vídeo.


São lembranças da minha infancia e hoje quando falamos sobre a tecnologia dos 3 em 1, rádio, disco e fita daquele tempo as crianças nem conhecem.


Meus educandos e educandas da Educação Infantil são a geração web, a geração blue ray...dominam o uso do computador de uma forma que me deixa espantada.


Com tudo isto, o que nós educadoras estamos fazendo que não nos utilizamos destas ferramentas para ampliar o processo ensino-aprendizagem?