terça-feira, 1 de julho de 2008

NORMATIVAS EDUCAÇÃO INFANTIL CME SÃO LEOPOLDO

Dentro do meu plano individual de estudos, dei uma ênfase na leitura e também nas discussões sobre as normativas que regerão a Educação Infantil em São Leopoldo.
È possível acessa-las na página

http://forumeducacaoinfantil.blogspot.com/2008/03/normativas-educao-infantil-cmesl.html

SISTEMAS DE ENSINO E REGIMES DE COLABORAÇÃO

Criação do Sistema de Ensino em São Leopoldo
Depois de intenso debate em 28 de março deste ano o prefeito Ary Vanazzi sancionou a lei que cria e organiza o Sistema Municipal de Ensino
Porque Sistema Municipal de Ensino? O que é Sistema Municipal de Ensino?
O Sistema Municipal de Ensino dará autonomia para o município sobre as decisões locais da rede de ensino e também nas escolas de educação infantil da rede particular.
E isto modificará bastante nossa cidade, pois antes discutindo somente sobre a rede publica de Escolas de Educação Infantil, com isto poderemos interagir mais com a rede privada, e aqui trago escolas filantrópicas e confessionais também.
Através do FORPEI estamos interagindo e discutindo a Educação Infantil de uma forma ampla, não só no município de São Leopoldo, mas nos municípios da região do Vale do Sinos também.Esta implementação incide de uma forma na sociedade, de uma forma que pode modificar, planejar e reorganizar a Educação por completo no município, em especial a Educação Infantil.

Politicas públicas e a Educação Infantil

Este semestre estive um pouco distante do Pead, mas trabalhando bastante pela questão da Educação Infantil.
E isto está dentro do que me propus dentro do meu Plano Individual de Estudos.
Participando da Coordenação do Fórum Permanente de Educação Infantil – FORPEI, consegui unir as duas atividades.
Em maio trouxemos a São Leopoldo Rosa Maria Pinheiro Mosna,
Presidenta do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre e Coordenadora da regional GRAMPAL.
Desta forma foi possível acompanhar os avanços da história da Educação Infantil no Brasil, dentro da temática da construção de políticas públicas, a partir das discussões que ocorreram na Conferência Nacional da Educação Básica, realizada em Brasília de 14 a 18 de abril.
Acreditando que os educadores e as educadoras devam se apropriar dos debates que envolveram os temas: desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação; a democratização da gestão e a qualidade social da educação; a construção de um regime de colaboração entre os sistemas de ensino; a inclusão e a diversidade na educação básica; e a formação e a valorização profissional e a minha proposta de construção de conhecimento este encontro contribuiu muito para este objetivo.
Além do mais Rosa Mosna tem sido uma parceira na minha cidade referente à criação do Sistema de Ensino, há tão pouco tempo implementado.
Estamos vivendo um momento histórico, onde se abrem novas perspectivas para a Educação Infantil, como sua inclusão no Fundeb e a criação do Pró-infância, além de muitos outros debates ocorrendo nacionalmente e tendo seus reflexos na região.